quinta-feira, 21 de março de 2013

Dinâmicas no Processo de Desenvolvimento


Houve um tempo em que a maioria dos consultores de recursos humanos usavam dinâmicas de grupo nos seus processos, nas seleções e nos treinamentos.
Algumas pessoas que gostam de participar, outras desistem de tudo, da vaga ou do programa, só em saber que participarão de uma dinâmica, já ouvi muito:
- “Vai ter Dinâmica? Então não vou!”
- ”Cheguei para uma entrevista, vi um várias pessoas e a consultora pediu que para que eu apresentasse a minha vida através de um joguinho do jardim da infância, até hoje não entendi, tudo deu errado, e a culpa é da Dinâmica”.
Uma vez, um gestor pediu:
- “Vamos ter uma dinâmica para um processo amanhã, vou trazer o meu filho, ele está em busca de estágio, assim ele vai treinando”.
Perdi a conta de quantos relatos, teria para exemplificar a favor e contras as dinâmicas de grupos.
Mas afinal, Dinâmicas de grupo? Cases? Jogos vivenciais? Quando e porque usar?
De todas as histórias que já ouvi, grande parte das criticas, surgem da falta de foco  ou do pouco preparo para aplicar a técnica, infelizmente há consultores expondo atividades e se expondo desnecessariamente.

O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve trabalhos específicos para capacitação de profissionais que precisam aprimorar essas técnicas ou pretendem usar uma ferramenta na prática, porém não sabem por onde começar, nem se sentem no perfil para isso.

Todos os exercícios grupais quando aplicados corretamente permitem a avaliação de variáveis internas e externas, e para isso é necessário a preparação do Consultor em relação a possíveis pontos críticos que exijam dos participantes o desempenho de diversos papéis.
As dinâmicas devem ser definidas, conforme o objetivo, ou melhor, de acordo com o alvo que o consultor pretende atingir:
- Sensibilizar;
- Ativar;
- Definir estratégias;
- Construir times;
- Avaliar resultados;

Nos programas de formação de facilitadores, multiplicadores e/ou instrutores, desenvolvidos pelo Grupo Pró Recursos Humanos, é possível aprender uma série de metodologias que podem ser usadas em cada ocasião.
Outra questão bastante comum, especialmente se você é um candidato, é como se comportar quando você vai participar de uma dinâmica?

Acredite, não tem nenhum segredo: SEJA VOCÊ MESMO!

Para conhecer mais sobre nossos programas de formação, Contate-nos!



Vanessa Conceição
Consultora de Recursos Humanos
vanessa.conceicao@grupoprorh.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário