segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fazer o que se gosta


Você acredita que fazer o que se gosta pode ser um fator essencial para o seu sucesso?
Em qualquer trabalho, haverá momentos em que o profissional, por mais motivado que esteja, se depare com “tarefas chatas” inerentes a sua função, e nestas horas vale lembrar o que Caetano Veloso já cantava: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.
Sabe-se que em algum momento da vida profissional, você vai ter que tolerar, aceitar e até mesmo engolir algumas coisas. E nestas horas, fazer o que se gosta será importantíssimo, para que toda “delícia” sobressaia a qualquer frustração, isso explica o porquê é tão comum as habilidades comportamentais, especialmente flexibilidade e resiliência, serem cada vez mais o solicitadas nos perfis mais buscados no mercado de trabalho.
As competências não são imutáveis, o que se tem como melhor hoje, pode não ser tão bom no futuro, o mundo corporativo vive em constantes transformações, daí a importância de atualizar-se. Muito mais do que apenas capacitar-se tecnicamente, a importância de ter um olhar especial no que diz respeito aos aspectos comportamentais, inclusive aos emocionais.
Fazer o que se gosta auxilia nesta busca de desenvolvimento, assim ficar numa empresa e/ou função apenas porque não tem para onde ir, por não ter sido aprovado numa seleção ou simplesmente porque precisa pagar as “contas” no final do mês, pode ser o fator mais desmotivador da vida.
Em longo prazo, o individuo começa a se sentir incapaz e certamente irá ter prejuízos pessoais e profissionais. Além disso, se falamos de um mercado de trabalho que procura atrair os mais ativos e motivados para assumirem novas responsabilidades, estar descontente é praticamente o caminho da estagnação e depois da extinção.
Já ouvimos bastante a expressão “se adapta ou morre”, a verdade é ou se ajusta e trabalha com excelência, colocando um olhar positivo, se capacitando e vislumbrando algo que de fato o faça se sentir realizado, ou fica buscando desculpas, empatando o desenvolvimento próprio e dos que o cercam.
Praticar algo que goste, é colocar um pouco de emoção nas realizações, ainda que tenha que lidar com frustrações, traz vida e dá um tom mais empolgante. Acima de tudo, é acreditar, ser otimista e confiar, e certamente a fé tornar-se-á um diferencial.
Há quem pense que fé, somente se aplique no campo da religião, mas também poderia citar muitos outros princípios religiosos que aplicados no trabalho tornam qualquer profissional surpreendentemente mais motivado e empreendedor, fazendo-o contribuir com o seu melhor para atingir as metas da empresa.
O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve projetos com foco em Educação e Desenvolvimento Organizacional, onde o principal objetivo é desenvolver, capacitar e reter talentos humanos, sendo possível trabalhar e aprimorar as habilidades comportamentais, por meio de soluções adequadas às necessidades dos clientes.
Algumas das metodologias aplicadas nos programas de desenvolvimento do Grupo Pró RH, fazem com que cada participante seja envolvido de modo ativo e criativo, permitindo-lhes aprender a encontrar o seu melhor.



Vanessa Conceição
Consultora de Recursos Humanos
vanessa.conceicao@grupoprorh.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário