sexta-feira, 5 de julho de 2013

A arte de influenciar


“Todos nós sofremos, mas o falar nos dá alívio. ” (Voltaire)
“Tem idéia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar?” (Luigi Pirandello)Se eu for falar por dez minutos, eu preciso de uma semana de preparação; se quinze minutos, três dias; se meia hora, dois dias; se uma hora, estou pronto agora.” (Woodrow Wilson)

Já parou para pensar com qual dessas frases, se encaixa mais com você hoje ?
Qualquer uma dessas, fala sobre o estado em que ficamos quando é necessário enfrentarmos o que sentimos, quando temos que encarar e falar para uma "plateia"...
Ganhar aplausos, não é nada fácil, mas quando tem preparação e paixão, posso dizer que isso combina, como diz Antonio Vieira  "para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras"....Na verdade quando estamos diante de uma plateia,precisa ter compromisso, coragem, e conteúdo.

 E fazer apresentações eficazes  dá a você as vantagens de mostrar aos outros quem você é; e obter respeito profissional por ter a coragem de falar diante das pessoas e dividir com elas seus conhecimentos. Isso  seria só o inicio, vamos ver o que mais é preciso para fazer boas apresentações:

1ª) Planeje suas apresentações:
Defina um objetivo, ou seja, aquilo que você quer vender a sua plateia. Depois, reúna as informações mais importantes e conheça seus pontos fracos e fortes, as oportunidades e as ameaças ao seu objetivo, para assim poder se preparar para mostrar o melhor potencial daquilo que vai apresentar e sugerir.

2ª) Prepare cuidadosamente suas apresentações:
Monte a estrutura da sua apresentação, identificando o problema que precisa ser resolvido, elaborando a sua solução para essa questão e reunindo argumentos para motivar os ouvintes a defender sua ideia. Depois organize o conteúdo de forma eloquente e motivadora. Agora se for uma apresentação informativa adicione efeitos, como imagens, vídeos, fotos, depoimentos, etc... ou inclua exemplos e formas de ilustrar sua ideia isso sempre contibui....

3ª) Treine intensamente suas apresentações:
Exercite o que vai dizer, para ter fluência na sua fala. Não treine apenas sozinho,  apresente para pessoas de sua confiança, que poderão opinar não só sobre o conteúdo, mas na sua forma de falar e apresentar as ideias. Ouça o feedback de outras pessoas para corrigi-las  for necessário e nunca esqueça é sempre bom reforçar os acertos que se tem.... Não se prepare apenas quanto ao conteúdo, mas também pratique a forma de falar e se apresentar.

4ª) Faça com paixão suas apresentações:
Confira seu planejamento de forma detalhada, se antecipando  possíveis contratempos e dificuldades. Prepare previamente o ambiente da apresentação,pesquise se for possível o perfil da plateia que ira te ouvir, isso pode contribuir e muito na sua fala,  mostre segurança, preparo e credibilidade na sua  fala.

5ª) Aprecie e aprimore suas apresentações:
Independente do resultado da sua apresentação, vai a dica, sempre aprenda com ela, Lembre-se de  avaliar seus erros e acertos, verifique como foi a recepção de seus ouvintes sobre o  que foi apresentado e preocupe-se em melhorar nas apresentações futuras.

Saber apresentar uma ideia ou produto com eficácia é uma vantagem competitiva que pode vir a lhe render bons frutos,  seja em investimentos, bons relacionamentos , vendas ou negócios realizados.
Esse artigo só foi uma “pitadinha” de informações para você conhecer um pouco mais desse assunto, iremos postar uma continuidade desse assunto, aguardem... Na última semana de Julho/2013.


 Cassia Baldiotti Vendemiatti
Diretora de Educação e Desenvolvimento
cassia.vendemiatti@grupoprorh.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário