segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Os Desafios Femininos no Mundo Corporativo Contemporâneo

“Os Desafios Femininos no Mundo Corporativo Contemporâneo”

Esse é um assunto que poderíamos, com toda certeza, dividir em diversas etapas, mas de uma maneira geral e mais direta, resolvi apresentar para você pontos fundamentais que englobam os desafios femininos no mundo corporativo. É possível conciliar todos os desafios?
Ao longo dos tempos, a mulher foi vista como a dona do lar, esposa, reprodutora, onde cuidar dos filhos e do marido era seu papel único e exclusivo. Não tinha o poder de opinar e expressar suas ideias. Podemos dizer que a grande maioria aceitava a condição a qual a sociedade, a família e a cultura estabeleciam como padrão de comportamento e ações de uma mulher; contudo também podemos mencionar que nesses tempos algumas dessas mulheres se rebelaram e não aceitaram tal condição e muitas delas deram até a sua própria vida em luta de uma posição melhor na sociedade, principalmente nos direitos de trabalhar, na política e direitos sociais. Poderíamos citar nomes de algumas dessas mulheres em nosso artigo, mas meu desejo é mostrar que o que cada uma delas fez foi tão importante para que hoje pudéssemos estar onde estamos.
Com todas as batalhas ao longo das décadas, as mulheres conquistaram seu espaço e ainda buscam melhorias; hoje enfrentam a difícil tarefa de conciliar seu crescimento profissional, sua vida pessoal, sua afetividade e ainda manter sua feminilidade. Conciliar todos esses aspectos, muitas vezes conflitam entre o desejo de crescer e se desenvolver profissionalmente, manter os padrões de conforto e beleza que a mídia impõe, tendo ainda a responsabilidade de muitas vezes ser a provedora financeira do lar, bem como cumprir os papeis familiares de ser esposa e mãe; Toda essa auto cobrança é um intenso gerador de culpa.
A mulher cresceu profissionalmente, conquistou importância dentro das organizações e ocupa cargos que eram somente ocupados por homens, porém vem acumulando funções o que gera a sobrecarga e dificuldade em sua saúde e vida pessoal. Contudo, tudo tem seu lado transformador, onde a mulher passou a enxergar que o homem não é um gerador de segurança, ou o provedor financeiro e sim um companheiro onde dividi-se desejos, conquistas e metas. Dividi-se as responsabilidades de cuidar do lar, da educação dos filhos e manter os laços matrimoniais.
Essas conquistas não foram fáceis e ainda não são fáceis. Muitas de nós saímos de nossos lares, deixando nosso filho na escola, com babás, familiares e tudo para dar continuidade a esse movimento que mulheres em séculos passados iniciaram. Hoje somos atuantes nas empresas e fundamentais em todos os cargos e níveis hierárquicos. As mulheres ocupam hoje cerca de 65% dos cargos nas maiorias das organizações, sejam elas industrias, logísticas, prestadoras de serviço, varejo, entre outros seguimentos. Sem mencionar as mulheres que trabalham de maneira informal, autônoma. Uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro aponta que “o homem brasileiro apoia a ida da mulher para o mercado de trabalho, mas apenas 6,1% dividem as tarefas domésticas com elas”. Um alerta para os maridos: conforme dados da mesma pesquisa, os filhos e o emprego vêm em primeiro lugar para 52% das brasileiras.
Mas, pra fechar esse olhar no nosso mundo feminino e todos os desafios que enfrentamos, gostaria de dizer que SIM é possível conciliar os desafios de ser mulher, esposa, mãe, feminina, provedora financeira e ainda uma profissional diferenciada no mercado de trabalho seja qual for sua especialidade, sua aptidão, seu dom, seu talento e seu desejo. Lembre-se que estar pronta para o desafio requer coragem, determinação, foco e objetivos, sejam eles individuais, familiares, ou profissionais. Essa já é a realidade de milhões de mulheres em todo o mundo e com certeza é a sua também!


“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.” Carlos Drummond de Andrade
Katia Suschi Darco
Recrutamento e Seleção


Um comentário: