terça-feira, 3 de junho de 2014

Geração Y e Geração X

Hoje as empresas lidam com profissionais de diversas gerações. Essas gerações impactam no funcionamento da empresa de diferentes formas, por terem comportamentos diferentes, prioridades diferentes, sendo assim um desafio para as empresas administrar esses tipos de profissionais.

A Geração X nasceu aproximadamente entre 1965 e 1979. Essa geração entrou em um novo mundo fora das perspectivas utópicas, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em pleno período de Guerra Fria.




A Geração Y, também conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet, é um conceito de Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980. Essa é uma geração que adora feedback, é multitarefa, sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa, no trabalho quanto com os amigos. “Eles se beneficiaram de um período economicamente favorecido e tiveram em casa a liberdade que nenhuma outra geração teve.”
Conflitos e Prioridades das gerações





Frente a todo contexto apresentado sobre as gerações X e Y é possível compreender que os processos de crescimento das organizações têm demonstrado que o foco não está apenas em resultados, mas também, e principalmente, nas pessoas. É necessário propor reflexões que favoreçam o desenvolvimento da tolerância, da flexibilidade, da compreensão, do juízo de valor, no intuito de quebrar paradigmas que possam denotar conflitos entre as gerações. 
As empresas devem administrar os conflitos de gerações. Proporcionar um diálogo eficiente entre elas, estabelecendo uma cultura em que as diferenças sejam valorizadas, independente do cargo ou posição. Gerações diferentes enriquecem a empresa e é primordial que as organizações conheçam, reconheçam e contratem profissionais de todas as gerações para composição de seus quadros de funcionários.



Dayane Ribeiro
         RH/Educação e Desenvolvimento

2 comentários:

  1. Show de bola essa análise. Fantástica!!!

    ResponderExcluir
  2. Leitura que desencadeia reflexões e atrai respostas, Parabéns !!

    ResponderExcluir