terça-feira, 15 de julho de 2014

Bom Emprego

Primeiro passo para adquirir um bom emprego.

N
ão basta estar empregado, a busca comum de muitos brasileiros é certamente por um bom emprego. Ter estabilidade financeira e realização profissional parece ser um desejo unânime na sociedade moderna. No entanto muitas vezes é uma tarefa difícil, tanto para aqueles que deixaram o mercado de trabalho há pouco tempo, quanto para os que nunca fizeram parte dele. Embora seja fundamental, ter uma boa qualificação nem sempre é o bastante, é preciso que as pessoas estejam atentas a outros fatores importantes para evitar frustrações durante o processo de consolidação da carreira profissional.
Pois, em muitos casos os profissionais acabam por não conseguirem a vaga de emprego desejada, por conta de não atingirem as qualificações necessárias para o cargo pretendido dentro da empresa, é fato que para uma pessoa adquirir um bom emprego no mercado de trabalho, deve-se dar atenção alguns fatores básicos de competências e requisitos que a vaga em questão pede, ou seja, não basta somente um curso superior, muitos profissionais mesmo com diplomas na mão encontram dificuldades na hora de uma entrevista ou qualquer tipo de avaliação.
Com base nestas informações, identificamos uma pesquisa realizada pelo Cadastro – Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), que mede a geração de postos de trabalho com carteira assinada no país.
A pesquisa aponta que no período de janeiro de 2011 a maio de 2014, ocorreu um crescimento de 11,47% na geração de postos formais de trabalho alcançando 5.052.710 empregos criados, uma média mensal de geração de 123.237 postos de trabalho com carteira assinada.
Indicando um numero elevadíssimo de profissionais registrados, sem o nível superior. Esses dados apontam para uma estatística, na qual existem outros fatores importantes para a conquista de um primeiro passo para adquirir um bom emprego.
Algumas dicas são primordiais para aumentar as chances de conquistar um bom emprego, como:
1.     O currículo é o primeiro passo para a conquista do tão desejado emprego;
Ø  Para aumentar as chances de contratação e tornar o currículo mais atraente, o profissional precisa deixar bem claro o que ele sabe e quer fazer para ser encontrado facilmente, já que os recrutadores precisam "caçar" a informação de forma rápida;
Ø  Deixe claro qual é seu objetivo profissional. "Para qual função você está qualificado e desejando trabalhar”;
Ø  Seja coerente e tenha certeza de que tem experiência e formação necessárias para exercer tal função;
Ø  Deixe claras as habilidades que você tem e não as que você gostaria de ter; jamais minta;
Ø  Cite os resultados positivos que você trouxe para as empresas que trabalhou. "Por que seria um diferencial te contratar?";
Ø  Revise o currículo várias vezes para eliminar erros de português.
Ø  Continue investindo em cursos de capacitação e recicle os conhecimentos adquiridos sempre que necessário;
Ø  Procure dominar idiomas, noções de informática e ter especialização na área de atuação.
Ø  Acredite sempre em si mesmo para alcançar objetivos – pensar grande com autoestima elevada e bom senso, você passará confiança às pessoas. Excessos nunca são bem vistos.
Ø  Lembre-se de que cultivar bons relacionamentos é uma forma de ser recomendado a uma vaga de emprego futuramente.

Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para qual pretende atuar. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque e faça uma pesquisa  na internet  sobre as vagas que ela oferece no momento. Fique de olho diariamente.
Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto de que tem o que oferecer ao novo emprego/empresa onde deseja trabalhar. A convicção sincera tanto de seu potencial como dos seus limites ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato.
Boa sorte!
                                                                                                                                                  Tiago Souto
   Recrutamento & Seleção


2 comentários:

  1. Vale ressaltar que para deixar o currículo atraente, competitivo no mercado, deve-se ter cursos relacionados à área de atuação/objetivo, principalmente àqueles que não possuem experiência na função desejada.

    No entanto, o currículo deve deixar o recrutador "curioso" para convocá-lo e conhecer mais, isto é, não descreva suas características pessoais, esta descrição pode ser colocada no corpo do e-mail, já no currículo deve conter apenas suas qualificações profissionais.

    ResponderExcluir