quarta-feira, 8 de maio de 2013

Inclusão é privilégio de conviver com as diferenças


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)

" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." Boaventura de Souza Santos 
Em todos os períodos históricos, a busca das pessoas com deficiência em conquistar seus direitos à cidadania, é tema de intensa luta que avançou da total exclusão social até os dias atuais, nos quais encontramos inúmeros meios de apoiá-la e melhores formas de incluir.
O grande avanço ocorreu no dia 24 de julho de 1991, quando, o então, Presidente da República, Fernando Collor, sancionou a Lei 8213/91 (Plano de Benefícios da Previdência Social), que em seu artigo 93 estabelece a obrigatoriedade de empresas com 100 funcionários ou mais a contratar pessoas com deficiências habilitadas ou trabalhadores reabilitados.
Esta lei abrange todas as pessoas jurídicas de direito privado, como sociedades empresariais, associações, sociedades e fundações que admitam empregados, bem como o percentual de vagas reservadas, para essa população, em concursos públicos.
Em empresas privadas o percentual de vagas varia de 2% a 5%, dessa forma:
Número de funcionários
Vagas destinadas a pessoas com deficiência
100 à 200
2%
201 à 500
3%
501 à 1000
4%
Acima de 1000
5%

No entanto, nem todas as deficiências são consideradas como inclusas nesta Lei, uma vez que, com a edição do Decreto Federal 5.296 de 02/12/2004, passaram a considerar as deficiências de acordo com a parte do corpo debilitada ou com o tipo de função cujo desempenho fica comprometido. As deficiências foram enquadradas nas seguintes categorias: Física, Auditiva, Visual, Intelectual e Deficiência Múltipla.
É fato que quase todos os trabalhos podem ser realizados por uma pessoa com deficiência, desde que o ambiente seja acessível e os apoios necessários estejam disponibilizados. Para isso, é fundamental ter uma visão mais ampla e livre de preconceitos, focando as competências e não as diferenças. Haja vista que a diversidade faz parte da condição humana e essas diferenças possibilitam o enriquecimento das nossas experiências e conhecimentos.
O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve Programas de Inclusão de Pessoas com Deficiências, oferecendo aos clientes soluções customizadas que estão ao alcance de seus objetivos.
Contamos com uma equipe de profissionais especializados em Recrutamento e Seleção de Pessoas com Deficiência, aumentando a chance da empresa, não só cumprir a cota, mas também contratar colaboradores, que, apesar de possuírem alguma limitação, desempenhem suas atividades com comprometimento, honestidade, respeito e ética.
Sensibilizar toda a companhia, também é um passo importante para realizar um Projeto de Inclusão. E para isso, o Grupo Pró Recursos Humanos, promove, conforme necessidade do cliente, Workshops para esclarecimentos sobre os mais variados temas, técnicos e comportamentais, assuntos que envolvam as condições de atuação.
O Grupo Pró Recursos Humanos procura desenvolver todo o processo de inclusão de pessoas com deficiência de forma integrada e participativa, envolvendo os colaboradores, desde o mapeamento das necessidades, levantamento de perfil da vaga e treinamentos, sendo este um fator de sucesso. 
Assim, ao longo da nossa experiência, temos exemplos bem sucedidos de pessoas com deficiência que foram contratadas em funções administrativas e operacionais e atualmente ocupam cargos gerenciais, porque tiveram reconhecimento do seu potencial, dedicação, treinamento e oportunidades que lhes permitiram estruturar suas metas e superar seus objetivos.
Também podemos dizer que trabalhar com diversidade, fortalece a marca da empresa, porque é comum a valorização pelo mercado das empresas que tem a preocupação com a sociedade e traz melhorias significativas no clima interno e na motivação das pessoas, pois aceitar as diferenças contribui para o aumento da solidariedade entre os colegas e maior valorização do ser humano.

Regiane Sanches
Consultora de Recrutamento e Seleção
regiane.sanches@grupoprorhsp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário