quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os requisitos importantes no papel da liderança



Atualmente, podemos dizer que as empresas estão percebendo que o ambiente organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Portanto, as mantém ainda mais competitivas, assim, as empresas procuram criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores.
Como parte desse processo muitas  as empresas, as quais acreditam no desenvolvimento do ser humano na sua totalidade,  para isso iniciaram programas para a preparação de líderes que tenham a capacidade de fazer aflorar  ainda mais essas características na equipe. Tarefa que não é nada fácil,  pois bem, o papel do líder evoluiu e novas características tornaram-se essenciais para que o líder possa fazer com que a equipe obtenha os melhores resultados, através da administração de conflitos,  do processo de manutenção de feedback, sustentação da autoestima do grupo e da atuação como agente motivacional.
é imprescindível que os líderes atuem como cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.
Se faz necessário, a boa comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia, o poder de persuasão, a imparcialidade e o feedback tornam-se características importantes para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a sua tarefa.
Através destas características, o líder consegue obter melhores resultados da sua equipe, se coloca no meio de todos, falando a mesma língua, portanto, a liderança deve ser flexível e capaz de adaptar-se á turbulência das crises e conflitos de forma rápida e serena, mantendo sempre a confiança e a credibilidade  em obter resultados positivos.
Além dessas características existem alguns atributos necessários no papel do líder:
  1. A competência no que faz, deve ter uma visão ampla da área e passar confiança de que conhece a operação de forma específica e de forma geral;
  2. A  ambição positiva, que busque o crescimento próprio e da equipe;
  3. Auto motivação , paixão por aquilo que faz;  
  4. Seriedade pessoal e profissional, é agir com transparência, e honestidade;
  5. Objetivos claros e definidos  sabendo sempre envolver os liderados para atingir seus resultados;
  6. Perseverança nas decisões,  um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra;
  7. O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual é pago; é ir alem do que se espera tanto para o seu  liderado com o para seu superior
  8. Disposição para assumir plena responsabilidade; outro  ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores.
  9. Uma profunda crença em seus princípios;  A expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter-se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.
  10. Tenha um espelho; o  líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo". Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: "ser capaz de desenvolver outros lideres.  Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir"

Bom, falando didaticamente, seguem algumas dicas para vocês gestores serem ainda melhores:

Minha sugestão é  que você leia uma, duas ou três vezes cada um desses atributos e medite cada um deles à luz de sua própria realidade como um profissional que tem a função de gerenciar, comandar ou liderar pessoas. Detenha-se sobre cada um dos atributos e dê a você mesmo uma nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um propósito de auto–aperfeiçoamento. Pode repetir essa auto-avaliação semanalmente, ate perceber que começou a fazer alguma diferença na sua atuação.

Após discorrermos sobe tudo isso, podemos citar os grandes líderes do Século XX como Ghandi e Nelson Mandela que conseguiram transmitir e serem vistos com todos esses aspectos, para que possam enxergar a melhor a forma com a qual se inserem no grupo de seus colaboradores, os líderes devem avaliar seus perfis comportamentais, seus pontos fortes e seus pontos a serem desenvolvidos. É fundamental, que os líderes desenvolvam seu autoconhecimento para que saibam controlar a imagem que transmitem.

Como parceiro empresarial, o líder deve ser o agente da mudança que conhece e enfrenta a realidade da organização, identificando as competências da sua equipe e oportunidades que surgem, tanto dentro da organização como no nicho de atuação da empresa.
A partir desse conhecimento o líder deve ajudar seus colaboradores a enxergarem o panorama organizacional a fim de que se preparem para superar as deficiências e adversidades, e gerar capital intelectual, que será a chave para que as organizações obtenham vantagem competitiva nas suas áreas de atuação.
O líder surge quando conquista a confiança da sua equipe, por isso, o saber ouvir, dar e obter feedback se tornam ferramentas importantes para conquistar a confiança , além disso, as ações do líder servem como exemplo a serem seguidos pelos seus liderados, como já dissemos anteriormente..
O sucesso do líder ocorre quando este consegue transmitir os princípios norteadores do negócio, os objetivos e os valores da organização, e quando traz resultados consistentes e duradouros para ambos – organização e equipe – através da tomada de decisões importantes, muitas vezes a partir de informação incompletas.
Correr riscos calculados e mostrar compromisso com a ação são fatores que sempre acompanharão o líder e com os quais o líder deve aprender a lidar, porém, são características que os fortalecerão sua imagem junto ao grupo.
Num ambiente turbulento, em que surgem riscos e oportunidades a todo instante, o líder deve focar as oportunidades, pois, na exploração correta das oportunidades é que se encontra o futuro sucesso da organização.
A capacidade da liderança de extrair participação e contribuição de seus colaboradores através de seus conhecimentos, valores e habilidades é o que será decisivo para o sucesso estratégico das organizações.
O líder deve ter em mente a liderança, e não o gerenciamento. A principal diferença entre esses papéis está na forma da abordagem de assuntos delicados e da utilização da persuasão. Os líderes utilizam-se da empatia e da atenção despertada em seus liderados para atingir os seus objetivos.
Os líderes e as organizações devem sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e, se nos atentarmos para as características do líder veremos que todas dizem respeito ao relacionamento e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem entender claramente o que é liderança e alinhar a hierarquia com a sua estrutura organizacional.

Estamos a disposição para conversar sobre o assunto, e tirar dúvidas, entre em  contato conosco.
Cassia Baldiotti Vendemiatti
Diretora Comercial.          




Um comentário:

  1. Ótimo artigo, muito importante e agrega valor para o curso de Formação de Líderes.

    Espero que seja retomado em 2014.

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