quarta-feira, 2 de julho de 2014

Linkedin

Como usar o Linkedin a seu favor
O Linkedin é considerado uma rede social para fins profissionais, utilizado como uma ferramenta de networking. Para quem busca por um bom emprego ou até para os profissionais de RH que estão em busca de profissionais disponíveis no mercado, quanto mais conexões tiver em sua rede, maior será o número de visualizações do seu perfil.
Portanto, aos candidatos que tiverem em busca de uma recolocação no mercado, esta ferramenta é de extrema importância, até mesmo para se atualizar em assuntos abordados em debates disponibilizados em grupos de seu interesse.
Para tanto, é interessante que o usuário importe os contatos de seus emails, deste modo, terá sugestões de contatos que são amigos de suas conexões. Também é possível encontrar contatos que fazem parte da rede a partir das informações de seu perfil/currículo. Para isto, o usuário deve ter sempre o perfil atualizado com informações acadêmicas e profissionais, e a cada empresa em que já trabalhou ou instituições de ensino, o profissional terá sugestões de contatos que trabalhou ou estudou no mesmo lugar. Essas informações são tão importantes como sua descrição no resumo de seu currículo. Para ter um bom retorno, é essencial detalhar suas experiências profissionais e funções exercidas em cada empresa, e a partir de então, fazer um resumo das experiências de acordo com seu interesse de atuação para colocar no topo do seu perfil.
                                                       
                                                        

Abaixo algumas dicas importantes para a utilização da ferramenta:


1.     Resumo: Faça um resumo do seu currículo e deixe bem claro o seu objetivo. Use “palavras-chave” relacionadas à sua área de interesse para ser encontrado em buscas.
2.     Foto: Coloque uma foto profissional, não precisa ser sério como nas fotos 3x4, mas preferencialmente mostrando somente seu rosto, sem decotes ou exageros. Profissionais com foto em seu perfil têm mais chances de ser visualizado e contatado pelas empresas.
3.     Experiências profissionais: Detalhe suas atividades nas empresas anteriores. Se tiver projetos, relate-os e informe quais os clientes em que trabalhou.
4.     Conexões: Adicione pessoas de sua área e cargos acima do seu, e apresente-se. É uma estratégia para conseguir uma indicação, caso o profissional saiba de alguma vaga em sua própria empresa ou dentre os seus contatos.
5.     Empresas e Grupos: Seja um seguidor das empresas que você tem interesse em trabalhar, isso ajuda a você se manter atualizado sobre as vagas e assuntos relacionados ao seu interesse profissional ou acadêmico e, se tiver um tempo, é interessante também que participe dos debates para ficar em destaque nas atualizações de suas conexões.
6.     Recomendações: Este campo é um diferencial, mas não excepcional. Para quem tiver amigos que já atuaram e sabe que podem recomendar o seu trabalho, peça esta recomendação. É como uma carta de referência profissional, porém mais elaborada informando suas competências percebidas durante o período de atuação com o profissional que lhe recomenda.
7.     Competências e Especialidades: Adicione palavras-chave engajadas às suas funções e interesses e espere que pessoas te recomendem isso também ajuda a ser mais visto na rede.

Monique Correia
Recrutamento & Seleção 

2 comentários:

  1. Realmente as redes sociais são ótimas ferramentas para o profissional que quer voltar rápido ao mercado de trabalho. E saber investir na elaboração de um bom perfil é muito importante.

    Excelentes dicas! Gostei.
    Parabéns!

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  2. Parabens Dra Monique, educativo e util, o mundo precisa de mais pessoas como a Dra. que se ocupa voluntariamente na ajuda aos semelhantes.

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