Como usar o Linkedin a seu favor
O Linkedin é considerado uma rede social
para fins profissionais, utilizado como uma ferramenta de networking. Para quem
busca por um bom emprego ou até para os profissionais de RH que estão em busca
de profissionais disponíveis no mercado, quanto mais conexões tiver em sua rede,
maior será o número de visualizações do seu perfil.
Portanto, aos candidatos que tiverem em busca de uma
recolocação no mercado, esta ferramenta é de extrema importância, até mesmo
para se atualizar em assuntos abordados em debates disponibilizados em grupos
de seu interesse.
Para tanto, é interessante que o usuário
importe os contatos de seus emails, deste modo, terá sugestões de contatos que
são amigos de suas conexões. Também é possível encontrar contatos que fazem
parte da rede a partir das informações de seu perfil/currículo. Para isto, o
usuário deve ter sempre o perfil atualizado com informações acadêmicas e
profissionais, e a cada empresa em que já trabalhou ou instituições de ensino,
o profissional terá sugestões de contatos que trabalhou ou estudou no mesmo
lugar. Essas informações são tão importantes como sua descrição no resumo de
seu currículo. Para ter um bom retorno, é essencial detalhar suas experiências
profissionais e funções exercidas em cada empresa, e a partir de então, fazer
um resumo das experiências de acordo com seu interesse de atuação para colocar
no topo do seu perfil.
Abaixo
algumas dicas importantes para a utilização da ferramenta:
1. Resumo: Faça um resumo do
seu currículo e deixe bem claro o seu objetivo. Use “palavras-chave” relacionadas
à sua área de interesse para ser encontrado em buscas.
2. Foto: Coloque uma foto
profissional, não precisa ser sério como nas fotos 3x4, mas preferencialmente
mostrando somente seu rosto, sem decotes ou exageros. Profissionais com foto em
seu perfil têm mais chances de ser visualizado e contatado pelas empresas.
3. Experiências profissionais: Detalhe
suas atividades nas empresas anteriores. Se tiver projetos, relate-os e informe
quais os clientes em que trabalhou.
4. Conexões: Adicione
pessoas de sua área e cargos acima do seu, e apresente-se. É uma estratégia
para conseguir uma indicação, caso o profissional saiba de alguma vaga em sua
própria empresa ou dentre os seus contatos.
5. Empresas e Grupos: Seja
um seguidor das empresas que você tem interesse em trabalhar, isso ajuda a você
se manter atualizado sobre as vagas e assuntos relacionados ao seu interesse
profissional ou acadêmico e, se tiver um tempo, é interessante também que
participe dos debates para ficar em destaque nas atualizações de suas conexões.
6. Recomendações: Este
campo é um diferencial, mas não excepcional. Para quem tiver amigos que já
atuaram e sabe que podem recomendar o seu trabalho, peça esta recomendação. É
como uma carta de referência profissional, porém mais elaborada informando suas
competências percebidas durante o período de atuação com o profissional que lhe
recomenda.
7. Competências e Especialidades:
Adicione palavras-chave engajadas às suas funções e interesses e espere que
pessoas te recomendem isso também ajuda a ser mais visto na rede.
Monique Correia
Recrutamento & Seleção
Realmente as redes sociais são ótimas ferramentas para o profissional que quer voltar rápido ao mercado de trabalho. E saber investir na elaboração de um bom perfil é muito importante.
ResponderExcluirExcelentes dicas! Gostei.
Parabéns!
Parabens Dra Monique, educativo e util, o mundo precisa de mais pessoas como a Dra. que se ocupa voluntariamente na ajuda aos semelhantes.
ResponderExcluir