segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Líder moderno

Líder moderno: O que é necessário para se adaptar ao mercado que temos?


Muito se tem falado sobre  retenção de funcionários, clima organizacional,  índice de desempenho das equipes e nota-se cada vez mais, a importância de se ter uma boa liderança;  pois é ,  a correlação desses itens afetam profundamente o bom líder, aquele que inspira, que vai além do que se espera...
O líder motiva e  faz elas acreditarem mais, consegue muito mais resultado, somente pelo fato de ter bons relacionamentos e  assim o compromisso. Hoje o mundo precisa de lideres que inspiram, que lutam pelo melhor da equipe e como consequência o resultado virá.


Mas afinal, liderança é...


Competência que requer inúmeros conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer com que os objetivos sejam atingidos, por meio de pessoas inspiradas.          De certa forma , é conseguir retirar o que há de melhor em cada membro da equipe, em prol de resultado que é esperado e desejado pela organização.
Muito se fala sobre do que é composta a liderança, ou como se desenvolve a liderança. É difícil dizer ou resumir, pois são muitas as variáveis,  pessoas diferentes que trabalham em equipe de diversas maneiras, que, muitas vezes, pedem habilidades e competências especificas e muitas vezes diferencias.


Vou sugerir 10 competências que, por meio de minha experiência considero em destaque.

1- HABILIDADES: Comportamentais e Conhecimento Técnico, deve-se ter um  equilíbrio entre eles;

2- PENSAMENTO ESTRATÉGICO: Ter capacidade de pensar globalmente e de compreender as mudanças econômicas e sociais, sempre indo de encontro ao pensamento da Empresa; O líder direciona, logo deve ter norte, visão. Ele deve traduzir estratégias mais complexas e de longo prazo em objetivos claros, factíveis. Deve mostrar onde e como cada membro relaciona-se e impacta no resultado final dos trabalhos

3- PENSAMENTO CRÍTICO: Estar sempre atento e analisar o que o rodeia, ético e íntegro em relação a seus valores, Ser capaz de construir parcerias e influenciar outras pessoas, mesmo sem ter autoridade sobre elas, demonstrar uma boa percepção a respeito de seu próprio comportamento e o dos outros, conhecer seu próprio perfil e comportamentos, e ficar atento ao impacto que eles podem provocar na equipe;

4- INTELIGENCIA EMOCIONAL: Ter consciência de que a sua energia, empatia, confiança e otimismo afetam os outros.  Resiliência é fator preponderante no papel do líder;



5- COMUNICAÇAO: desenvolver as suas capacidades de comunicação, de modo a ser cada vez mais eficaz na passagem da sua mensagem, na capacidade de ouvir os outros saber ara de ser objetivo e o momento de ser subjetivo. possuir competência para entender as necessidades dos colaboradores e dividir a liderança quando necessária. Estabelecer relações e vencer as barreiras do distanciamento, do domínio, do desconforto e do desacordo. Ter habilidade no uso de ferramentas tecnológicas e integrado nas atividades das mídias sociais, vale a pena pensar nisso também;

6- FEEDBACK: saber dar feedback, trabalhar o planos de ação de melhoria junto ao colaborador, inclusive é um fator de motivação, de melhoria da qualidade do desempenho. O líder necessita de ter aquelas conversas difíceis e que todos querem evitar, de modo a que as pessoas saibam exatamente como estão e como ultrapassarem essa situação. Quando consegue desenvolver estas conversas com justiça estas potenciam a confiança que têm nele.

7- MOTIVAÇÃO: é buscar dentro de si a vontade de ir mais, desistir nunca, ter entusiasmo  pelas  pessoas que te trazem o resultado,  a competência, a autonomia, o propósito e a possibilidade de crescimento que leva as pessoas a desejarem desempenhar um excelente trabalho. Descobrir a motivação de cada colaborador e trabalhar para que se sintam estimulados, isso é muito bom.

8-. EQUIPE COESA: incentivar o trabalho em equipe é gerar um ambiente propício ao feedback.  Saber utilizar os talentos de cada um nos projetos.  Uma das principais competências da boa liderança é identificar o que cada um faz de melhor e colocar a pessoa certa no lugar certo.



9 - INSPIRAÇÃO: Seja o exemplo. De nada adianta falar uma coisa e fazer outra. No exercício da liderança, as pessoas querem perceber a sintonia  entre fala e ação,  exercer o que fala  fortalecerá sua imagem de líder. Ter habilidade para mudar o estilo de liderança, tendo clareza sobre quando e como variar de um estilo de autoridade para um estilo adequado ao grupo de liderados;

10- TOMAR DECISÕES: de forma acertada,  dependerá do número de informações que tem da qualidade, do tempo, das consequências de tomá-la de forma rápida ou de tomá-la de forma errada.  Sempre pensar nas consequências de não tomá-la. Deve ser ponderado na prática da tomada de decisão;
No entanto, as competências essenciais relatadas acima  não esgotam as qualidades necessárias a um bom líder. Essas qualidades e habilidades podem se juntar a outras; como ética caráter e coragem. E se analisarmos os líderes em atividade, notaremos que frequentemente muitos desses atributos estão ausentes. Muitas das empresas no mercado estão  mais preocupadas em  fixar metas agressivas de crescimento, rentabilidade, dentre outras, porem  deveriam, se preocupar mais em  mensurar, avaliar e buscar avanços nas habilidades  comportamentais e atitudes de seus gestores.


Cássia Baldiotti Vendemiatti
   Diretora Comercial.

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