Líder moderno: O que é necessário para se
adaptar ao mercado que temos?
Muito se tem falado sobre retenção de funcionários, clima
organizacional, índice de desempenho das
equipes e nota-se cada vez mais, a importância de se ter uma boa liderança; pois é ,
a correlação desses itens afetam profundamente o bom líder, aquele que
inspira, que vai além do que se espera...
O líder motiva e faz elas acreditarem mais, consegue muito mais
resultado, somente pelo fato de ter bons relacionamentos e assim o compromisso. Hoje o mundo precisa de
lideres que inspiram, que lutam pelo melhor da equipe e como consequência o
resultado virá.
Competência que requer inúmeros
conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer com que os objetivos sejam
atingidos, por meio de pessoas inspiradas. De certa forma , é conseguir retirar o que há
de melhor em cada membro da equipe, em prol de resultado que é esperado e
desejado pela organização.
Muito se
fala sobre do que é composta a liderança, ou como se desenvolve a liderança. É
difícil dizer ou resumir, pois são muitas as variáveis, pessoas diferentes que trabalham em equipe de
diversas maneiras, que, muitas vezes, pedem habilidades e competências especificas
e muitas vezes diferencias.
Vou sugerir 10 competências que, por meio de
minha experiência considero em destaque.
1-
HABILIDADES: Comportamentais e Conhecimento Técnico, deve-se
ter um equilíbrio entre eles;
2-
PENSAMENTO ESTRATÉGICO: Ter capacidade de pensar
globalmente e de compreender as mudanças econômicas e sociais, sempre indo de
encontro ao pensamento da Empresa; O líder
direciona, logo deve ter norte, visão. Ele deve traduzir estratégias mais
complexas e de longo prazo em objetivos claros, factíveis. Deve mostrar onde e
como cada membro relaciona-se e impacta no resultado final dos trabalhos
3- PENSAMENTO CRÍTICO: Estar sempre atento e analisar o que o
rodeia, ético e íntegro em relação a seus valores, Ser capaz de construir
parcerias e influenciar outras pessoas, mesmo sem ter autoridade sobre elas,
demonstrar uma boa percepção a respeito de seu próprio comportamento e o dos
outros, conhecer seu próprio perfil e comportamentos, e ficar atento ao impacto
que eles podem provocar na equipe;
4- INTELIGENCIA EMOCIONAL: Ter consciência de que a sua energia,
empatia, confiança e otimismo afetam os outros.
Resiliência é fator preponderante no papel do líder;
5- COMUNICAÇAO: desenvolver as suas capacidades de
comunicação, de modo a ser cada vez mais eficaz na passagem da sua mensagem, na
capacidade de ouvir os outros saber ara de ser objetivo e o momento de ser
subjetivo. possuir competência para entender as necessidades dos colaboradores
e dividir a liderança quando necessária. Estabelecer relações e vencer as
barreiras do distanciamento, do domínio, do desconforto e do desacordo. Ter habilidade no uso de ferramentas
tecnológicas e integrado nas atividades das mídias sociais, vale a pena pensar
nisso também;
6- FEEDBACK:
saber dar feedback, trabalhar o planos de ação de
melhoria junto ao colaborador, inclusive é um fator de motivação, de melhoria
da qualidade do desempenho. O líder necessita de ter aquelas conversas difíceis
e que todos querem evitar, de modo a que as pessoas saibam exatamente como
estão e como ultrapassarem essa situação. Quando consegue desenvolver estas
conversas com justiça estas potenciam a confiança que têm nele.
7- MOTIVAÇÃO: é buscar dentro de si a
vontade de ir mais, desistir nunca, ter entusiasmo pelas
pessoas que te trazem o resultado,
a competência, a autonomia, o propósito e a possibilidade de crescimento
que leva as pessoas a desejarem desempenhar um excelente trabalho. Descobrir a
motivação de cada colaborador e trabalhar para que se sintam estimulados, isso
é muito bom.
8-. EQUIPE
COESA: incentivar o trabalho em equipe é gerar um ambiente
propício ao feedback. Saber utilizar os
talentos de cada um nos projetos. Uma
das principais competências da boa liderança é identificar o que cada um faz de
melhor e colocar a pessoa certa no lugar certo.
9 - INSPIRAÇÃO: Seja
o exemplo. De nada adianta falar uma coisa e fazer outra. No exercício da
liderança, as pessoas querem perceber a sintonia entre fala e ação, exercer o que fala fortalecerá sua imagem de líder. Ter habilidade para mudar o estilo de
liderança, tendo clareza sobre quando e como variar de um estilo de autoridade
para um estilo adequado ao grupo de liderados;
10- TOMAR
DECISÕES: de forma acertada, dependerá do número de informações que tem da
qualidade, do tempo, das consequências de tomá-la de forma rápida ou de tomá-la
de forma errada. Sempre pensar nas
consequências de não tomá-la. Deve ser ponderado na prática da tomada de
decisão;
Cássia Baldiotti Vendemiatti
Diretora Comercial.
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