terça-feira, 21 de outubro de 2014

POUPANDO PARA O FUTURO “UMA IDÉIA MUDA TUDO”


Qual a razão de muitas famílias brasileiras, estarem endividadas com instituições financeiras e outras formas?

Podemos ter em mente, que diariamente somos bombardeados por anúncios de marketing que de certa forma nos impulsionam a gastar, este tipo de anúncio que pode ser de um colega, parente, TV, rádio, jornais, outdoor, etc.
Estes tipos de anúncios entram em nossas mentes sem ao menos percebermos, principalmente se você vive nos grandes centros onde existe uma maior concentração de anúncios, isto também não quer dizer que você que não vive nos grandes centros, não possa gastar ou estar endividado.
Em minha opinião temos o impulso de gastar para satisfazer nossas expectativas de consumo, seja com roupa, alimentação, acessórios, utensílios, carros, viagens, etc.
A questão é como conseguir poupar para um determinado evento seja uma compra de veículo, casa, viagem, formatura, aposentadoria, cirurgia, etc.
Em primeiro lugar temos que inserir este hábito na nossa vida de poupar/guardar um pouco do nosso salário.
Assim periodicamente ao receber o nosso salário ou algum tipo de rendimento, procurar efetuar um depósito mensal ou caso não seja possível, determine outro período, mas que seja efetuado com uma regularidade.
Existe hoje em dia algumas formar de poupar que podem ser automáticas pelo banco ou caso você não possa utilizar este processo, você pode, por exemplo, utilizar outra forma de poupar que é através de assumir um compromisso, este pode ser como uma dívida onde você pode receber um boleto com pagamento programado.
Neste sentido os valores serão depositados e ou aplicados sem que você pense o que você vai fazer com este dinheiro no momento.
Para podermos efetuar algum tipo de poupança, antes precisamos saber o quanto podemos economizar uma das maneiras que podemos fazer e inserir todos os seus ganhos e gastos mensais, utilizando uma planilha com todos os valores.
Na planilha procure analisar o que você ganha e o que você gasta, o mais importante e realmente o que você quer fazer. Nesta análise procure separar o que é prioritário e o que é supérfluo, com certeza alguns de seus gastos é desnecessários ou até mesmo você pode mudar a formatação, veja alguns exemplos: gastos mensais com academia análise se você pode substituir este gasto por uma caminhada no parque/rua, ou assinatura de um jornal mensal por alguns dias da semana ou a compra de livros novos por usados em boas condições numa loja de sebo, na parte de alimentação uma boa pesquisa vai ajudar além do fato que os supermercados podem anunciar em algum dia da semana produtos mais em conta, veja também no mercadinho do seu bairro, de qualquer forma procure sempre pesquisar antes de comprar. 
Algumas vezes queremos fazer ações que vão além dos nossos gastos como: pagar a faculdade/cursos para nossos filhos, ajudar parentes, amigos, e nem sempre este tipo de ação tem que ser você, não estou dizendo que não devemos ajudar em alguns casos específicos, mas em muitos casos, isto acaba virando uma rotina e até se incorporando, de uma forma quase como uma obrigação, e talvez a melhor forma de ensinar as pessoas, é que as mesmas devem ter a sua própria independência financeira, trabalhando e administrando seu próprio dinheiro.
Com algumas ações citadas neste texto, e uma boa dose de persistência, certamente atingiremos uma meta de poupar para o futuro, com isso satisfazendo a expectativa de cada um.
Boa poupança...

José Luiz
Gerente administrativo e financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário