segunda-feira, 22 de abril de 2013

Discriminação no ambiente corporativo


Todos nós aprendemos na escola que em 13 de maio de 1888, foi assinada a lei Áurea, lei essa que visava a abolição dos escravos. Sabemos também que os escravos eram negros, ou descendentes dos mesmos.
Analisando a história da humanidade, vemos pessoas que lutaram pela igualdade social, pela não distinção de raças, religiões, classes econômicas e opções sexuais.
Hoje em pleno século XXI, é comum para a área de Recrutamento e Seleção se deparar com pedidos e perfis (não implícitos) que realmente nos impressionam.  Escolhas sem explicações por idade, sexo, cor de pele, tipo físico, etc, infelizmente ainda fazem parte dos requisitos solicitados por muitos gestores.
Reprovar alguns candidatos que estão tecnicamente dentro do perfil e não atendem aos requisitos de estética, idade ou até mesmo do tipo de universidade que cursaram, é muito difícil.  
Cabe ao RH, participar desta luta para mudar esse quadro, sendo que, a comunicação clara, direta e objetiva com os Gestores, será sempre a melhor maneira de eliminar a discriminação, que ofusca verdadeiros talentos.
No Grupo Pró Recursos Humanos, os consultores de Recrutamento são responsáveis por validar, o que chamamos de “levantamento de perfil”, onde se entende a real necessidade de cada solicitação da vaga, compreendendo melhor todo o contexto da empresa, no qual estará inserido o profissional.
Cabe aos consultores, além fazer todo o processo de recrutamento e seleção, conforme opção do cliente, “vender” o candidato ao mesmo tempo em que “vende” o local onde o profissional irá trabalhar.
Encontrar um bom emprego é como conseguir um bom casamento, pois ambos – empresa e candidato – devem se interessar um pelo outro e completarem-se entre si. Nesta hora, o “olhar clínico” dos Consultores de Recrutamento e Seleção, devem perceber o profissional adequado para uma determinada empresa e vice-versa.  
Então, com uma abordagem agradável, é possível mudar alguns requisitos “não técnicos”, mostrando aos requisitantes as qualidades do profissional e o quanto ele colaborará para o desenvolvimento da empresa. 
É claro que alguns cargos sempre terão um perfil físico estruturado: uma pessoa de 1,60m não será contratada por uma Agencia para ser modelo internacional.  Para ingressar na própria Polícia Militar é necessário ter um mínimo de estatura estipulada, assim como dificilmente veremos estivadores magrinhos com pouca massa corpórea.            
O importante nisso tudo é que, apesar de ainda hoje haver discriminação em processos seletivos, as Empresas e os candidatos podem contar os serviços do Grupo Pró RH  que escuta, acredita e vende o seu melhor para os clientes.  
Todo candidato precisa aprender a se vender e estar sempre atualizado. Se você está buscando uma recolocação, procure se capacitar, estudar a empresa para a qual você se candidatou, fazer um bom currículo, cuidar da sua aparência e nunca, nunca mesmo falar mau de empresas anteriores, até porque isso também pode ser considerado um tipo de discriminação.
Pode parecer sonho, mas ainda é necessário respeitar ser humano, seja ele do jeito que for, seja ele candidato ou cliente.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela.



Goretti Elidio
goretti.elidio@grupoprorhsp.com
Consultora de Recrutamento e Seleção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário