segunda-feira, 8 de abril de 2013

Programa de retenção de talentos, um diferencial competitivo.


Convivemos com um cenário empresarial globalizado e que constantemente sofre inúmeras transformações, o que cada vez mais exige das organizações uma postura mais ativa no sentido de buscar novas maneiras de pensar em como atrair os profissionais mais competentes, ou seja, como identificar e reter talentos.
É comum, nos relatos das pessoas insatisfeitas com seus empregos atuais, o fato de não terem desafios, de não serem reconhecidas e/ou consideradas por suas realizações. Qual o papel das empresas para mudar isso?
O primeiro ponto a esclarecer é que para reverter esse quadro nem sempre, são necessários grandes investimentos financeiros, isso porque o principal papel da retenção de talentos é fazer o colaborador se enxergar no contexto organizacional, envolvendo-o ininterruptamente em toda a evolução da companhia.
Assim, a atuação do RH e de todos os gestores será fundamental para encontrar modos de monitorar o desempenho e mensurar o sucesso dos funcionários, treiná-los e retê-los, bem como para manter uma equipe motivada.
Um dos passos para atrair e reter talentos é dar liberdade, parece incoerente, mas reter necessariamente não significa forçar para ficar. Então, para se criar um programa de retenção de talentos é importante que a empresa ofereça um ambiente que respeite e encoraje o profissional, permitindo a ele o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, dando-lhe opções de ficar e, por algum motivo, que ficar seja a sua melhor escolha.
Em geral, não há uma regra estabelecida para todas as empresas, existem boas práticas que servem como um norte para iniciar um programa de retenção de talentos.
Independente da área, promover campanhas de motivação e reconhecimento, acompanhar as metas e ter meios de premiação para quem atingir ou superar as expectativas, permitindo que cada colaborador possa entender com clareza o que, como e o porquê medir o seu desempenho, usando de ferramentas confiáveis para monitoração, são alguns dos fatores que podem compor um programa de retenção.
Periodicamente avaliar a equipe, identificar as áreas de necessidade e estabelecer um plano para diminuir a “ineficiência”, implementando encontros de treinamentos contínuos para atingir as habilidades necessárias e os objetivos de negócio, também serão diferenciais.
Além disso, para as ações do plano de retenção sejam reconhecidas, formalize as formas de crescimento e de diversificação de trabalho, dando espaço para a criatividade e criando um ambiente flexível. Outro fator importante, é que ter um programa de retenção de talentos hoje não é um diferencial, e sim uma das estratégias competitivas e de sobrevivência no mercado.
Sempre que se fala em retenção de talentos, paira um questionamento: Os melhores talentos estão na sua companhia, ou partiram para oportunidades mais promissoras? Não precisa ter a resposta, mas se a sua empresa, tiver sempre boas oportunidades de desenvolvimento, então, reter talentos será apenas uma consequência.
O Grupo Pró Recursos Humanos oferece inúmeros serviços, que favorecem as boas praticas para Retenção de Talentos, abaixo alguns exemplos:
- Processos estratégicos de recrutamento e seleção bem definidos;
- Programas de Melhoria da Comunicação, Desenvolvimento, Formação de Liderança e Treinamentos diversos, favorecendo um clima de confiança e cooperação;
- Avaliação e remuneração por Competências, Estudo de Benefícios, Estruturação de cargos e salários;
- Coaching e Mentoring;

Consulte-nos!
                                                      
                                                                  Vanessa Conceição
                                                                  vanessa.conceicao@grupoprorh.com
                                                                  Consultora de Recursos Humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário