segunda-feira, 15 de abril de 2013

A magia de "educar" adultos dentro das empresas ...


Já pensou em obter resultados eficazes com essa mágica ?
Cada vez dia que passa, o mundo está mais competitivo e o ambiente muda em segundos... A todo momento surgem novas tecnologias e métodos, ainda mais modernos de se fazer as coisas. Assim, de acordo com essas mudanças que estamos vivendo das novas exigências do mercado, nessa Era só vai sobreviver pessoas e empresas que tiverem por competência: “fazer acontecer”.
Diante desta evolução, podemos pensar no papel imprescindível que as organizações tem frente às pessoas que nelas atuam, o quanto é necessário ter profissionais adequados para administrar, planejar, recrutar e selecionar, ou seja, a importância de contar com verdadeiros talentos para suprir as necessidades das empresas.
Educar profissionais, é o que as organizações têm que acreditar e investir mais, pois, a meta de reter, aprimorar e, inclusive, de desenvolver as competências individuais e coletivas é a grande missão que o mundo corporativo precisa enfrentar e começar a refletir...
No caso, ensinar adultos requer uma filosofia educacional específica, realizada através de técnicas que utilizem peculiaridades para potencializar seu aprendizado.  A Andragogia é a resposta para esta necessidade educacional. A palavra Andragogia deriva das palavras gregas andros (homem) + agein (conduzir) + logos (tratado, ciência), referindo-se à ciência da educação de adultos.
A andragogia propõe uma educação baseada na liberdade, nos moldes concebidos por Carl Rogers, na educação por toda a vida, no aproveitamento das experiências vivenciais dos adultos, necessitando ser ainda mais valorizadas nos ambientes empresariais. Poucas são as organizações com esta visão, mas as que já atuam dessa maneira, mostra o quão na frente estão e isso faz toda a diferença...
O RH das empresas, que é o facilitador desse processo,  deve sempre estar atento a tais tendências, afim de realizar a "educação para adultos profissionais", com participação efetiva de resultados tangíveis, atrativos e condizentes a realidade do mercado e da empresa.
Com isso,  ambos,  profissionais e empresas sairão ganhando, o primeiro em crescimento pessoal e profissional, o segundo com uma força de trabalho qualificada e preparada para enfrentar o mercado, cada vez mais competitivo e segmentado.
É preciso estar alerta, para realizar projetos mais eficazes e de qualidade, e manter-se atualizado sobre o mercado, bem como sobre as ferramentas educativas, para sair “da mesa” e mostrar a importância do trabalho em campo e na prática.
O Desenvolvimento deve ser atual e dinâmico. Desta forma, as organizações tendem a visionar como é imprescindível o investimento ao desenvolvimento dos profissionais para a eficácia dos resultados da organização.



Vamos trabalhar para ter pessoas com maior valor agregado para contribuir, e seja, a sua empresa a alavanca propulsora da ideia....
E se precisar pode contar com nossa ajuda.




Cassia Baldiotti Vendemiatti
Diretora de Educação e Desenvolvimento
cassia.vendemiatti@grupoprorh.com

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário