quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vantagens que uma empresa tem em utilizar serviços temporários



Contratação de pessoal para cobertura de férias, licença maternidade, afastamento por auxilio doença, acidente de trabalho ou aumento da demanda de trabalho, sem representar rotatividade do quadro efetivo da empresa; essas são algumas das possibilidades para utilizar os serviços temporários.

Para o empregado, é a oportunidade de entrar numa organização, mostrar suas competências e habilidades, sendo uma chance a mais para que, após conhecer seus serviços, o empregador contrate-o definitivamente.

Para a empresa, não há custos de recrutamento e durante o prazo do contrato de trabalho temporário ela poderá avaliar o empregado, podendo ou não efetivá-lo e só a partir da efetivação conceder os benefícios dados aos demais funcionários (assistência médica, PLR e outros).

Quanto ao que pode ser terceirizado no contrato temporário, o empregado temporário poderá exercer suas funções, tanto na atividade-meio como na atividade-fim da empresa.

A contratação temporária é boa saída para as demandas sazonais, mas também pode se tornar uma solução de longo prazo. Outro benefício é que a seleção, a contratação, os pagamentos, a rescisão e os recolhimentos são de responsabilidades do prestador. Vale também citar a agilização no processo de recolocação em termos efetivos no mercado de trabalho.

PARTICULARIDADES DA LEI 6.019/74

·         Período de contratação de 90 (noventa) dias com possibilidade de prorrogação por igual período;
·         Remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente
·         Continuidade da condição de segurado do INSS com contagem de tempo para aposentadoria;
·         Depósitos no FGTS;
·         Descaracterização da instabilidade na CTPS;
·         Participação no PIS;
·         Férias Proporcionais mais 1/3 constitucional;
·         13º salário;
·         Possibilidade de efetivação do temporário sem geração de custo para o tomador de serviços;

POR QUE CONTRATAR A PRÓ RH ?                    

ü  Empresa sólida no mercado, com registro junto ao Ministério do Trabalho, cumpridora de todas as suas obrigações legais e com um diversificado banco de currículos nas áreas comercial, administrativa, técnica, tecnologia da informação e de produção,

ü  Agilidade no recrutamento dos profissionais atendendo de forma rápida as necessidades dos clientes;

ü  Equipes de apoio com capacitação técnica, buscando atender seus clientes de forma individualizada;

ü  Coordenador dedicado para atendimento aos temporários e clientes.


                                                                                                                                                                           

Celso Souza
 Gerente de Administração de Pessoal 
 celso.souza@grupoprorh.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A semente





O que você está semeando?




Você já parou para pensar que em qualquer lugar público tem-se a impressão de que pessoas perderam qual é o verdadeiro valor do ser humano.
Educação virou sinônimo de se ter apenas uma boa formação acadêmica, será que isso basta? Quem nunca se deparou com uma falta de polidez um profissional pós-graduado, bem estabelecido numa grande multinacional? Não é difícil fazer uma lista interminável de quanta gente descortês nos deparamos no nosso dia-a-dia.
A primeira impressão é que está cada um “lutando pelo seu maior pedaço”, seu pedaço de rua no trânsito das grandes cidades, seu pedaço na fila do banco, seu pedaço de maior visibilidade na empresa ou até mesmo seu pedaço para ser mais querido por alguém, e com isso, esqueceu-se de semear o bem, para colher o melhor.
Nestas horas, prestar atenção nas coisas simples, é descobrir que elas têm muito a ensinar, por exemplo, os princípios do plantio na agricultura.
Diferentemente dos animais, inclusive de nós seres racionais, dotados de condições infinitas, as plantas são limitadas em sua habilidade de procurar condições favoráveis para sua vida e crescimento, mas o principio é claro, é necessário semear para ter uma boa colheita.
Todo agricultor, não precisa ter estudos para concordar, que não basta lançar a semente, precisa cuidar da terra antes, e mesmo depois, de plantada a semente, é necessário um acompanhamento para que ela possa crescer, precisa regar, proteger das pragas e até mesmo podar para dar bons frutos.
Intervir no processo para que uma semente chegue a um local favorável e permaneça lá, enquanto houver condições benéficas à germinação e crescimento, é fundamental. E o que tudo isso, tem a ver com o mundo corporativo?
Atualmente fala-se muito da importância de ter que fazer o que gosta para ter sucesso, mas ao mesmo tempo nunca vi tanta gente insatisfeita porque não está gostando do faz, então, qual tipo de plantio está sendo feito nestas ocasiões? Fazer o que gosta é garantir um bom plantio!
No mundo corporativo, o principio da semeadura é o mesmo, não basta ser um excelente profissional, se a empresa não for favorável para o seu desenvolvimento: profissional = semente e a empresa = solo fértil, é imprescindível equalizar, porque semente ruim em solo bom não germinará e a semente boa em solo desfavorável, pode até brotar, mas não criará raiz, ou seja, não dará frutos.
Existe outro fator importante, toda semente possui um mecanismo de proteção da próxima geração, evitando que a planta germine em condições adversas ao crescimento, isso é a verdadeira sustentabilidade. E o ser humano o que está semeando para próximas gerações? Que tipo de sementes (profissionais) há nas empresas, e que tipo de solo (companhias) encontramos no mercado, o que está sendo verdadeiramente cultivado?
Cultivar uma boa imagem e postura profissional, também é suscitar um mundo melhor para se viver, é preciso ser um profissional globalizado, que preserve a sua conduta, dentro e fora da empresa.
O Grupo Pró Recursos Humanos, oferece programas de desenvolvimento de imagem e postura profissional e muitos outros programas de treinamento, nos quais é possível, não só treinar (condicionar), mas educar (aprender, somar e estar junto), contribuindo para a capacitação e a retenção dos profissionais.

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
(Augusto Cury)



Vanessa Conceição
Consultora de Recursos Humanos
vanessa.conceicao@grupoprorh.com