segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Profissionalismo no ambiente Corporativo

Profissionalismo no ambiente Corporativo


Profissionalismo é a capacidade que o indivíduo tem para a realização do seu trabalho de forma competente e plausível. Quando se diz que alguém tem profissionalismo significa dizer que esse alguém exerce suas atividades de forma correta e bem planejada.
Para garantir a entrada e a permanência no mercado de trabalho, a principal credencial é o profissionalismo. Mas não é fácil manter o profissionalismo em todos os momentos, e principalmente nos momentos de descontração com os colegas de trabalho.
Muitas vezes no calor do momento, e por estarmos muito familiarizados com o ambiente e os colegas de trabalho, deixamos o profissionalismo de lado. E é nesta hora que falhamos.
Não importa tanto hoje “o que” o profissional faz. O que marca é “como” faz. Essa é o principal segredo para agregar valor ao que se faz, equilibrando lado técnico com o lado humano, desenvolvendo a flexibilidade, tendo percepção para ter a postura correta e  manter o profissionalismo em diversas situações.
Ser profissional hoje é exemplo de qualidade. Além do que sem o profissionalismo, não é possível a permanência no trabalho.

Algumas dicas que vão te orientar a manter o profissionalismo e uma boa relação com colegas de trabalho:

    Ø  Mantenha o bom humor, mas cuidado com as brincadeiras excessivas e sempre respeite o limite e espaço de cada um.

Ø  Saiba ouvir opiniões contrárias às suas. Seja flexível e lembre-se que todos têm o direito de opinar.

Ø  Evite atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário de trabalho. Mas caso seja necessário, procure um local privado.

Ø  Cuidado com a altura da voz e não use termos de baixo calão.

Ø  Não chegue atrasado às reuniões. Planeje seu dia, organize seus horários tendo em mente que imprevistos podem acontecer. Mesmo assim, se o atraso for inevitável, ligue ou peça para alguém avisar.

Ø  Sempre cumprimente a todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, e quando for conversar com alguém olhe nos olhos.

Ø  Cuidado com as redes sociais: use o bom senso em suas publicações, não faça desabafos, principalmente, se envolver a empresa em que trabalha. Atente-se ao fato de que as redes sociais, hoje, ultrapassaram o caráter virtual e se tornaram uma extensão de nós mesmos.

Ø  Sempre busque ponderar suas ações, reflita bastante e evite expor opiniões sobre assuntos que fogem ao escopo da empresa. Lembre-se que o ambiente corporativo é o profissional, portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos diante dos amigos ou familiares.




Profissionalismo não é mais um diferencial competitivo. Éfator de sobrevivência.”
Roberto Shinyashiki

Dayane Ribeiro
RH/Educação e Desenvolvimento 


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