Profissionalismo no ambiente Corporativo
Profissionalismo
é a capacidade que o indivíduo tem para a realização do seu trabalho de forma
competente e plausível. Quando se diz que alguém tem profissionalismo significa
dizer que esse alguém exerce suas atividades de forma correta e bem planejada.
Para
garantir a entrada e a permanência no mercado de trabalho, a principal
credencial é o profissionalismo. Mas não é fácil manter o profissionalismo em
todos os momentos, e principalmente nos momentos de descontração com os colegas
de trabalho.
Muitas vezes no calor do
momento, e por estarmos muito familiarizados com o ambiente e os colegas de
trabalho, deixamos o profissionalismo de lado. E é nesta hora que falhamos.
Não importa tanto hoje “o
que” o profissional faz. O que marca é “como” faz. Essa é o principal segredo
para agregar valor ao que se faz, equilibrando lado técnico com o lado humano,
desenvolvendo a flexibilidade, tendo percepção para ter a postura correta e manter o
profissionalismo em diversas situações.
Ser profissional hoje é
exemplo de qualidade. Além do que sem o profissionalismo, não é possível a
permanência no trabalho.
Algumas dicas que vão te orientar a manter o profissionalismo e
uma boa relação com colegas de trabalho:
Ø
Mantenha
o bom humor, mas cuidado com as brincadeiras excessivas e sempre respeite o
limite e espaço de cada um.
Ø
Saiba
ouvir opiniões contrárias às suas. Seja flexível e lembre-se que todos têm o
direito de opinar.
Ø
Evite
atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário de trabalho. Mas
caso seja necessário, procure um local privado.
Ø
Cuidado
com a altura da voz e não use termos de baixo calão.
Ø
Não
chegue atrasado às reuniões. Planeje seu dia, organize seus horários tendo em
mente que imprevistos podem acontecer. Mesmo assim, se o atraso for inevitável,
ligue ou peça para alguém avisar.
Ø
Sempre
cumprimente a todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, e quando
for conversar com alguém olhe nos olhos.
Ø
Cuidado
com as redes sociais: use o bom senso em suas publicações, não faça desabafos,
principalmente, se envolver a empresa em que trabalha. Atente-se ao fato de que
as redes sociais, hoje, ultrapassaram o caráter virtual e se tornaram uma
extensão de nós mesmos.
Ø
Sempre
busque ponderar suas ações, reflita bastante e evite expor opiniões sobre
assuntos que fogem ao escopo da empresa. Lembre-se que o ambiente corporativo é
o profissional, portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da
que mantemos diante dos amigos ou familiares.
“Profissionalismo não é
mais um diferencial competitivo. Éfator de sobrevivência.”
Roberto Shinyashiki
Dayane Ribeiro
RH/Educação e Desenvolvimento
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