sexta-feira, 22 de março de 2013

O DESAFIO DE RECRUTAR EM TEMPOS DIFÍCEIS


Selecionar é fazer escolhas...
E o grande desafio é fazer a escolha mais adequada.
O mercado está cada vez mais exigente, o perfil de alguns anos atrás, não atende mais as expectativas atuais.  Existe uma forte pressão e a obrigação de fazer mais (melhores contratações, mais resultados) com cada vez menos recursos. As empresas necessitam dos profissionais certos nos lugares certos. Mas onde encontrá-los?
Vivemos na era da comunicação onde temos acesso praticamente livre e sem limites a toda e qualquer informação.  Essa mudança de cenário provocou mudanças nas estratégias de captação de candidatos. Foi necessário se render as redes sociais e ampliar nossa visão como “caçadores de talentos”.  Em contra-partida, os candidatos se tornaram agentes dessa mudança e estão cada vez mais críticos em suas buscas e decisões.  São pessoas dotadas de um alto poder decisório, distanciando-se da imagem passiva do candidato do passado. Neste novo momento, a imagem  e a reputação das empresas se tornam essenciais na atração de bons profissionais.
O alinhamento das expectativas é fundamental para selecionar e manter os melhores colaboradores. Alinhar as expectativas da empresa e dos funcionários tende a evitar a frustração.
A comunicação transparente de uma companhia sobre o que ela pode oferecer aos colaboradores é uma forma eficaz para diminuir o turnover.  As organizações precisam deixar muito claro aos candidatos o que elas podem oferecer em termos de carreira e remuneração para afastar desentendimentos que podem gerar desmotivação e perda de produtividade futura.
O que observamos no dia a dia das empresas é que as pessoas são contratadas por seus conhecimentos e competências, porém são promovidas ou demitidas pelo seu comportamento. Sendo assim, podemos concluir que a tarefa de recrutar e selecionar é estratégica e de grande impacto nos resultados da organização.
Recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.
Atrair as pessoas certas, pelo custo adequado, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.
Conte com a expertise do Grupo Pró RH.  Desde 1984 contribuímos com o sucesso de nossos clientes. Suportamos  com nossas competências para que possam focar em suas atividades e  tomar decisões em menor tempo com assertividade;  ter progresso na produtividade e obter sucesso em suas operações.

Entre em contato agora!





Tânia Izzo
Gerente de Recrutamento e Seleção
tania.izzo@grupoprorh.com 

QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GRUPO PRÓ RECURSOS HUMANOS - UM CASO DE SUCESSO



 O aumento do número de empresas no mercado nacional e mundial e a grande competitividade entre elas tem sido algumas das características consequentes da globalização.
Surge, então, a necessidade das organizações desenvolverem diferenciais competitivos que as permitam criar vantagem em relação a seus concorrentes.
E essa necessidade tem sido tão importante e essencial no setor de serviços quanto na manufatura e no comércio.
 Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o setor de serviços foi o que mais cresceu em comparação aos demais, correspondendo a 42% de crescimento contra 31% do comércio e 18% da indústria no mesmo período.
Com todo esse cenário, a qualidade e a excelência na prestação dos serviços tem sido fator fundamental para ser competitivo. E o Grupo Pró Recursos Humanos é prova disso.
Desde 1984 no mercado de Consultoria, ela conta com uma gama de soluções em Recursos Humanos para melhor atender os seus clientes e prover a qualidade tão desejada. E isso não é algo fácil de ser conseguido.
Muito se tem evoluído do conceito de qualidade nos últimos anos e pelas características no setor de serviços ela se torna mais difícil, subjetiva e complexa. Sua avaliação se dá na relação comparativa entre a expectativa e a percepção de seus clientes. Sendo que cada um atribui para si os atributos que agregam valor ao serviço.
Por este motivo o foco do Grupo Pró Recursos Humanos sempre foi os seus clientes. Entender suas necessidades e satisfazer suas expectativas são uns dos seus diferenciais.
Além da competência de sua equipe ela conta com processos de trabalho que auxiliam nessa conquista.
Certificada NBR ISO 9001:2008 desde o início de 2012, o Grupo Pró Recursos Humanos tem trabalhado na melhoria de seus processos de trabalho e ressaltando o seu foco no cliente.
A certificação, entre tantos outros benefícios, possibilitou:
- gerenciar a organização através de processos
- a definição e otimização de seus processos empresariais;
- a interação entre as áreas e a visualização da interdependência de suas atividades;
- a definição e o acompanhamento de indicadores para identificação e eliminação de possíveis desvios;
- tornou a organização mais ágil;
- garante respostas rápidas, padronizadas e específicas para a necessidade de cada um de seus clientes.

Todos esses benefícios são gerados por um sistema de gestão baseado na qualidade para buscar, sempre, o atendimento e a satisfação dos nossos clientes.

Grupo Pró Recursos Humanos : A solução é a nossa Metodologia !
Venha nos conhecer...




  Rose Delgado
Qualidade
roselaine.delgado@grupoprorh.com   

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dinâmicas no Processo de Desenvolvimento


Houve um tempo em que a maioria dos consultores de recursos humanos usavam dinâmicas de grupo nos seus processos, nas seleções e nos treinamentos.
Algumas pessoas que gostam de participar, outras desistem de tudo, da vaga ou do programa, só em saber que participarão de uma dinâmica, já ouvi muito:
- “Vai ter Dinâmica? Então não vou!”
- ”Cheguei para uma entrevista, vi um várias pessoas e a consultora pediu que para que eu apresentasse a minha vida através de um joguinho do jardim da infância, até hoje não entendi, tudo deu errado, e a culpa é da Dinâmica”.
Uma vez, um gestor pediu:
- “Vamos ter uma dinâmica para um processo amanhã, vou trazer o meu filho, ele está em busca de estágio, assim ele vai treinando”.
Perdi a conta de quantos relatos, teria para exemplificar a favor e contras as dinâmicas de grupos.
Mas afinal, Dinâmicas de grupo? Cases? Jogos vivenciais? Quando e porque usar?
De todas as histórias que já ouvi, grande parte das criticas, surgem da falta de foco  ou do pouco preparo para aplicar a técnica, infelizmente há consultores expondo atividades e se expondo desnecessariamente.

O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve trabalhos específicos para capacitação de profissionais que precisam aprimorar essas técnicas ou pretendem usar uma ferramenta na prática, porém não sabem por onde começar, nem se sentem no perfil para isso.

Todos os exercícios grupais quando aplicados corretamente permitem a avaliação de variáveis internas e externas, e para isso é necessário a preparação do Consultor em relação a possíveis pontos críticos que exijam dos participantes o desempenho de diversos papéis.
As dinâmicas devem ser definidas, conforme o objetivo, ou melhor, de acordo com o alvo que o consultor pretende atingir:
- Sensibilizar;
- Ativar;
- Definir estratégias;
- Construir times;
- Avaliar resultados;

Nos programas de formação de facilitadores, multiplicadores e/ou instrutores, desenvolvidos pelo Grupo Pró Recursos Humanos, é possível aprender uma série de metodologias que podem ser usadas em cada ocasião.
Outra questão bastante comum, especialmente se você é um candidato, é como se comportar quando você vai participar de uma dinâmica?

Acredite, não tem nenhum segredo: SEJA VOCÊ MESMO!

Para conhecer mais sobre nossos programas de formação, Contate-nos!



Vanessa Conceição
Consultora de Recursos Humanos
vanessa.conceicao@grupoprorh.com







quarta-feira, 13 de março de 2013

Tecnicas Comportamentais


 Justificativa:

Não há possibilidade de nos desenvolvermos economicamente e, conseqüentemente, elevarmos o nosso nível social, sem aumentarmos as nossas habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas. Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial da Educação.

A Educação na empresa é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje com o apoio do RH, pois o fim de toda a empresa é ter lucro. Para ter lucro uma empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus serviços e divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantido assim, uma penetração de mercado mais elevada. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve fazer serviços de qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do cliente.
Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, o Grupo Pró RH investe na preparação das mesmas através de Educação.

Educar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”

1. É educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes. Educar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.

A missão da Educação principalmente hoje no Grupo Pró RH, é ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os profissionais; fornecer aos mesmos conhecimentos e desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do trabalho; e conscientizá-los da real importância de se auto desenvolver.

2. Há vários fatores que impulsionam hoje o Grupo Pró RH a Educar seus profissionais. São eles:
* a existência de recém-chegados e recém-formados, que possuem no máximo uma boa base teórica, cabendo assim o Grupo Pró RH desenvolver alguns conhecimentos e habilidades necessários ao bom desempenho do profissional na própria cultura;

* os cargos e suas funções estão se modificando a cada dia, provocando a necessidade de um contínuo ciclo de aprendizagem;

* novos funcionários devem estar preparados para as suas responsabilidades;

* conflitos internos que geram problemas interpessoais;

* a exigência mundial, onde somente a multifuncionalidade tornará uma pessoa empregável.

Ao se realizar uma Educação bem planejada e orientada, este pode se tornar um dos instrumentos mais valiosos na solução problemas internos.

* atrasos e faltas no trabalho;
* conflitos internos;
* gastos inúteis de materiais;
* acomodação;
* perda da motivação de buscar novos conhecimentos;
* diminuição da capacidade produtiva;
* perda da qualidade;
* falta de sintonia com os avanços científicos e tecnológicos;
* lentidão na execução das tarefas;
* atendimento inadequado aos clientes.

Ao educar um profissional, pode desta forma demonstrar sua preocupação em capacitá-los, dando-lhe a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O ato de educar o profissional traz outras vantagens às empresas, como:

* aumento de produtividade;
* redução de custos;
* melhoria da qualidade;
* redução na rotatividade de pessoal;
* flexibilidade dos empregados;
* entrosamento;
* equipe auto-gerenciada;
* velocidade no ritmo das tarefas;
* empresa mais competitiva;
* busca de aperfeiçoamento contínuo;
* descobertas de novas aptidões e habilidades.

Objetivo do Grupo Pró RH nos 
Programas de Educação:

1º. Transmitir um conhecimento dos aspectos gerais e culturais da organização.
2º. Buscar a mudança de atitudes e a transformação de comportamentos negativos para positivos e benéficos, bem como, desenvolver a sensibilidade individual e aguçar a percepção do profissional para solução de problemas. Neste objetivo é provocar a aquisição de novos hábitos e atitudes.
3º. Preparar o profissional para um crescimento exponencial onde exijam conhecimentos e habilidades técnicas.

Arquitetura dos Programas:

Todos os assuntos tratados nos Programas são climatizados às necessidades de cada organização, focados na Gestão de Talentos Humanos e disponibilizados aos colaboradores através de encontros educacionais, previamente agendados e planejados.
Cada encontro permite aos participantes o acesso às experiências vivenciadas pelos consultores/instrutores desenvolvidos pelo Grupo Pró RH através de cursos específicos e focados em metodologias apropriadas.
Após a realização de cada tema trabalhado, os participantes refletem sobre os comportamentos assumidos e a relação com o mundo organizacional, visando a aplicação prática do conteúdo trabalhado.

O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve Programas de :


*       Desenvolvimento Profissional
*       Desenvolvimento de Líderes
*       Formação de Estagiários e Trainees
*       Coaching para Executivos
*       Mentoring
*       Outros - Treinamentos Vivenciais

Contate-nos!


Cassia Baldiotti Vendemiatti
Diretora   de Educação e Desenvolvimento
cassia.vendemiatti@grupoprorh.com
                                                                                                       

Responsabilidade Social


Responsabilidade Social
O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve projetos de responsabilidade social, não porque é “moda” no mercado, mas porque acreditamos que é possível fazer a diferença, acreditar  que enquanto empresa somos socialmente responsáveis.
Ao contrário do que muita gente pensa, fazer Responsabilidade Social é fácil, começa pelo exemplo e em pequenas ações, como por exemplo: incentivar seus colaboradores voltarem a estudar e ajudar a encontrar a melhor instituição, diminuir o consumo de papel e de descartáveis, apagar uma luz na sala vazia ou separar o lixo reciclável, um auxílio na prevenção de doenças, entre outras ações simples e que são facilmente incorporadas no dia-a-dia.
Uma lista imensa não resumiria tudo o que uma empresa pode fazer para ser reconhecida por ter responsabilidade social.
Além dos pequenos gestos de redução de custo e consumo consciente, o Grupo Pró RH apoia desde 1999 o projeto de responsabilidade social na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, com o coral infantil: “Querubins de Betel” com o intuito de diminuir a evasão escolar e melhorar o aprendizado em geral.

“O coral  “Querubins de Betel” nasce de sala de aula, de um elemento do currículo escolar: os valores humanos. As crianças precisam sentir-se acolhidas, humanizar-se. No início as crianças reagiam como qualquer nova aprendizagem, mas o encantamento veio pelas apresentações, passaram a brilhar, são as “estrelas”.
Os valores são praticados, a oportunidade de: sentirem admiração de uma pessoa por outra nas relações humanas pelas apresentações; desfrutarem a magia da música, ouvir, sentir o outro e serem uma única voz.  Escola de todos e de cada um na formação o ser social.”  Comentou Maria Estela Sigrist Betini, professora da 3º série na EMEF Domingos de Araujo, em 1998, durante a comemoração do aniversário de 13 anos do coral.
Atualmente sob o comando do Maestro Paulo Rocco, temos uma prévia do seu trabalho, em todas as apresentações das crianças há um conjunto de técnicas de aprendizagem, no canto e estimulo ao desenvolvimento das crianças que resulta em um belíssimo espetáculo.
Segundo Paulo Rocco: Música e a Educação são atividades pedagógicas, o canto auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, exige disciplina e concentração. Contribui como veículo motivador para o desenvolvimento da criatividade e da motivação.
É contagiante e emocionante apreciar o que a educação pode fazer na vida das pessoas!
Educar também é um ato de responsabilidade social e desenvolver talentos é pensar num mundo sustentável.
As pessoas submetidas aos Programas de Desenvolvimento, não só se transformam em profissionais melhores, capazes de atingir as metas organizacionais, tornam-se pessoas melhores e fazem a diferença na sociedade.
O Grupo Pró Recursos Humanos desenvolve Programas de Desenvolvimento conforme a necessidade da sua companhia.                                                         
Contate-nos!
Vanessa Conceição
Consultora de Recursos Humanos
vanessa.conceicao@grupoprorh.com