quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A importância da socialização nas Organizações.

A importância da socialização nas Organizações.
A adequação de novos colaboradores em locais de trabalho está cada vez mais complexa e tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações. Um grande número de organizações tem optado por planejar esse processo desenvolvendo programas formais de socialização.
A socialização é o processo de familiarização de um individuo que ingressa na organização, ou seja, o novo colaborador é orientado a fazer treinamento, cursos, palestras, entre outros, para conhecer melhor a cultura da organização, para ter um desempenho melhor em sua nova função.
Embora recebam diferentes denominações, como programa de orientação, treinamento prévio, treinamento de indução, programa de ambientação e programa de integração, esses programas referem-se a um conjunto de práticas que tem como objetivo facilitar a adequação do colaborador à organização.

A importância de socializar os novos colaboradores está no fato de facilitar na sua entrada e introduzi- lo em um novo contexto, ou seja, ajudá-los na descoberta de uma nova cultura.
A cultura organizacional é uma ferramenta importante que socializa os colaboradores com os princípios e valores implantados na organização. A partir desta socialização, a empresa tende a formar ações que aprimoram a socialização do indivíduo, sendo de grande importância à participação dos gestores na disseminação da cultura organizacional, transmitida aos colaboradores não só como uma maneira de ditar o estilo da empresa, mas principalmente, de socializar os colaboradores com os valores e objetivos organizacionais. O programa de socialização também é crucial para a organização, pois é um modo de manter a cultura organizacional da empresa, tornando-a uma referência em razão de sua cultura.  Se a organização perde sua cultura, ela esta deixando de ter uma identidade, ficando sem seu diferencial, que é um fator importante no mercado atual. Se a organização não tem um diferencial, não tem uma essência perante os clientes e colaboradores, sendo que, para estes, não há o desejo de querer trabalhar na empresa, nem significado para tal.


Para que realmente a integração do colaborador seja realizada de maneira eficaz, não basta ter somente um programa que apresente o que ele pode ou não pode fazer e o que levaria à sua demissão. O programa deve começar já no processo seletivo, observando alguns valores que o candidato tem em comum com a organização, o que ele espera da mesma e se a sua missão pessoal está alinhada com os objetivos da organização. Após passar no processo seletivo, o programa deve estar de acordo com a cultura empresa, pois em alguns casos há incoerência entre o que é apresentado na integração e a prática. Além de todo processo tradicional de apresentação da missão, valores e crenças da organização, o processo deve ter continuidade durante o período de experiência do novo colaborador.
Dayane Ribeiro
RH/Educação e Desenvolvimento 


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